terça-feira, 1 de novembro de 2011

Memórias Fotográficas

Podemos encontrar na fotografia a história de nós mesmos e dos outros.

Para algumas pessoas, fotografar é um prazer, é estar figurando, imitando e capturando algo que existe e com o qual se deseja ou necessita prolongar o contato e a proximidade, é o desejo de que o vínculo estabelecido entre o sujeito e o objeto do seu desejo se perpetue.

A fotografia traz à tona os desejos de quem fotografa, as memórias do passado e nos apresenta a quem somos. A consciência da realidade e a essência de identidade individual dependem da memória. Talvez por isso confiemos à fotografia as nossas lembranças. A memória aproxima o passado do presente e ajuda a decifrar o futuro. A fotografia põe em evidência um momento que se desejou eternizar, o efêmero que dura para sempre. Ao apreciar uma fotografia é importante valorizar o espaço de tempo entre o momento em que o objeto foi capturado e o presente em que se contempla a imagem, porém a ocasião fotografada é capaz de conter o antes e depois. Isso é mágico e fascina a psique humana!

Segundo Strelczenia (2001), "A memória se premia recordando, fazendo memorável; se castiga com o esquecimento".

Fotografamos para recordar. Rasgamos as fotos para esquecer.



6 comentários:

  1. Que bom Alexandra!!! É muito legal p/ nós este contato com a beleza e sensibilidade do seu trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Alexandra!!! É muito legal p/ nós este contato com a beleza e esensibilidade do seu trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alê!
    Você sabe o quanto eu amo fotografar e o quão alto esta arte fala a minha alma. É um deleite ver as suas primeiras postagens aqui. Estou maravilhada, embora não surpresa, com a qualidade técnica do trabalho. Além do seu bom gosto extremo, e da beleza estética. Amei as fotos, e também amei as idéias que você expressou tão bem na apresentação do blog. Desejo que seu trabalho cresça e apareça cada vez mais!

    Beijão, amiga!

    ResponderExcluir
  4. Alê
    Estas fotos são muito especiais, pois recordo de muitos momentos importantes e divertidos que estávamos juntas, principalmente as de Brasília. O seu trabalho está maravilhoso!!!
    PARABÉNS!!!!!
    Bjs da sua irmã.
    Ah, papai e mamãe também amaram!!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, amigos! O carinho de vcs me deixa muito feliz!

    ResponderExcluir
  6. Flávia, papai e mamãe! Q bom q vcs gostaram! estou muito feliz de poder apresentar meus trabalhos pra vcs tbm.

    ResponderExcluir